Teshuvá Shop Judaico

Conheça nossa loja virtual de artigos judaicos, atendemos todo o Brasil.

Provérbios Judaicos

Mais importante do que vigiar os outros é controlar os próprios passo.

JudaiCamisetas

Loja Virtual de Camisetas Judaicas!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

sábado, 4 de junho de 2011

A FESTA DE SHAVUOT COMEÇA DIA 7 DE JUNHO À NOITE

A FESTA DE SHAVUOT COMEÇA DIA 7 DE JUNHO À NOITE
 

Shavuot (do hebraico: שבועות, "[sete] semanas" ) é também conhecida como Chag HaBicurím  (Festa das Primícias), Chag Hacatsir (Festa da Colheita) e Chag Matan Torá (Festa do Recebimento da Torá), e é celebrado no quinquagésimo dia de Sefirat Haômer.

Shavuot celebra a revelação da Torá ao povo de Israel. A Torá foi outorgada por D'us ao povo judeu no Monte Sinai no ano 2448. A revelação de D'us perante milhões de testemunhas atesta a verdade da Torá. Este evento espiritual de longo alcance atingiu a essência da alma judia daquele tempo e para sempre. Nossos sábios a compararam ao casamento de D'us com o povo judeu. Todos os anos, neste dia, renovamos nossa aceitação do presente de D'us.         

A Torá é composta de duas partes: a Lei Escrita e a Lei Oral. A Torá escrita contém os Cinco Livros de Moshê, os Profetas e os Escritos.Juntamente com a Torá Escrita, Moshê recebeu também a Lei Oral, que explica e esclarece a Lei Escrita. Foi transmitida oralmente de geração a geração e finalmente transcrita no Talmud e Midrash.
A palavra "Torá" significa instrução ou orientação. A palavra "mitsvá" significa tanto mandamento como conexão. Há 613 mandamentos. Os positivos (Faça), totalizando 248, são equivalentes ao número de órgãos no corpo humano. Os 365 negativos (não faça) são equivalentes ao número de dias do ano solar. Através do estudo de Torá e cumprimento das mitsvot nós nos conectamos e o ambiente a D'us. No mês de Sivan terminava a colheita de cereais e assim, destes produtos que graças à proteção divina puderam ser colhidos eram separadas as primícias como oferendas. Por isso Shavuot se chama também Chag HaBicurím, festa das primícias (primeiras colheitas).

Nos tempos do Templo, Shavuot assim como Pessach e Sucot se caracterizavam pelas peregrinações. Grandes grupos de agricultores afluíam de todas as províncias. Os peregrinos marchavam para Jerusalém, acompanhados durante todo o trajeto pelos alegres sons das flautas. Em cestos decorados com fitas e flores, cada qual conduzia sua oferenda: primícias do trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras, produtos que davam renome ao solo da Terra de Israel. Chegados à Cidade Santa eram acolhidos com cânticos de boas vindas e penetravam no Templo, onde faziam a entrega de seus cestos ao sacerdote. A cerimônia se completava com hinos, toques de harpas e outros instrumentos musicais.

SERVIÇO:
Este ano a festa de Shavuot começa no dia 7/6 ao anoitecer, e continua até o noite do dia 9/6. Na manhã do dia 9/6, durante as orações, será recitado o IZKOR em memória dos parentes falecidos.

(FONTE : SINAGOGA AGUDAT ISRAEL – IPANEMA/RJ – RABINO GABRIEL ABOUTBOUL) - (Serviço da Rua Judaica)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ganhador da Promoção de Aniversário de 3 anos

Parabéns ao Ganhador da Promoção de Aniversário de 3 anos da Loja Teshuvá. O Sorteado foi o N. #2297 Marcello Siewerdt de Curitiba - PR.
Que Ganhou a Máquina Fotográfica de 12 megapixel com cartão de 2gb + carregador!