quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

POR QUE USAMOS O FIO AZUL NO TSITSIT


Algumas pessoas tem nos perguntado ultimamente do por que do fio azul no tsitsit já que segundo os rabinos mais tradicionais, o mesmo não deve ser usado por que a cor azul era extraida de um peixe que hoje esta extinto. Mais o que a torah diz sobre isso, como entendemos este mandamento
Primeiramente busquemos na propria torah este mandamento:

Que façam para eles tzitzit (franjas) sobre as bordas das suas vestes, pelas suas gerações e porão sobre os tzitzit da borda um cordão azul celeste. E será para vós por tzitzit e vereis e lembrareis todos os mandamentos de Deus e os cumprireis e não errareis indo atrás do vosso coração e atrás dos vossos olhos, atrás dos quais vós andais errando; para que vos lembreis e cumprais todos os Meus mandamentos e sejais santos para com vosso Deus." (Números15:38-41)

"Franjas farás para ti e as porás nos quatro cantos de tua vestimenta com que te cobrires." (Deuteronômio 12:12).

Como podemos observar a ordenança de Hashem se especifica em usar o tsitsit com o fio azul e nada mais que isso.

Os judeus utilizam hoje apenas tzitzit brancas, já que crêem que não seja possível obter a cor azul. De acordo com o judaísmo tradicional este azul não pode mais ser obtido pelo que não é mais utilizado. Este azul era obtido de uma criatura marinha chamada chilazon, cuja identificação é incerta. Pequenos grupos de pesquisadores em Israel acreditam que encontraram o chilazon e portanto utilizam um dos fios azul conforme está escrito. Os judeus caraítas no entanto crêem que possa ser utilizado qualquer tipo de azul de modo que possuem esta cor no tzitzit.

Shalom!

0 comentários: