Rosh Hashaná (em hebraico ראש השנה , literalmente "cabeça do ano") é o nome dado ao ano-novo no judaísmo. Dentro da tradição rabínica, o Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico rabínico e sétimo mês no calendário bíblico.
A Torá refere-se a este dia como o Dia da Aclamação (Yom Teruá Levítico 23:24), pelo que os judeus caraítas seguem esta data mas não o consideram como princípio do ano.
Já a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva
foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore
da ciência do bem e do mal. Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isto considera-se este dia como Dia de Julgamento (Yom ha-Din) e Dia de Lembrança (Yom ha-Zikkaron), o início de um período de instrospecção e meditação de dez dias ( Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur, um período no qual se crê o Criador julga os homens.
- Calendário do ano novo judaico
Ano hebraico | Início (depois do entardecer) |
5763 | 6 de setembro de 2002 |
5764 | 26 de setembro de 2003 |
5765 | 15 de setembro de 2004 |
5766 | 3 de setembro de 2005 |
5767 | 22 de setembro de 2006 |
5768 | 12 de setembro de 2007 |
5769 | 29 de setembro de 2008 |
5770 | 19 de setembro de 2009 |
5771 | 9 de setembro de 2010 |
Tradições e costumes
A comemoração é efetuada durante os dois primeiros dias de Tishrei
conforme o costume pós-exílico para se garantir a comemoração no dia
correto nas comunidades da Diáspora.
A celebração começa ao anoitecer na vespéra com o toque do shofar.
É costume se comer certos alimentos representativos durante o Rosh
Hashaná como maçãs com mel e açúcar para representar um ano doce. Também
se come "Rosh shel Dag", cabeça de peixe. Esse alimento incentiva a
começar um ano bom com a cabeça, a parte mais alta do corpo. Durante a
tarde do primeiro dia se realiza o tashlikh, um costume de recitar-se
certas preces e jogar pedras ou pedaços de pão na água como um símbolo
da eliminação dos pecados.
Durante os Yamim Noraim muitas orações (selichot) e poemas religiosos ( piyuttim) são entoados junto com as orações normais.
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