sexta-feira, 12 de março de 2010

Shabat Shalom!



"Lembra e Guarda"
Dez Mandamentos foram pronunciados naquele dia no Sinai, dez mitsvot que formam o âmago da Torá. O quarto mandamento era sobre o Shabat:
"Lembrem do dia do Shabat para santificá-lo. Seis dias trabalhem e realizem toda a sua obra; mas no sétimo dia é um Shabat para o Eterno seu Elohim; não trabalharão – nem você, nem seu filho, nem sua filha, seu servo, sua criada, seu animal, nem o viajante que estiver em suas cidades. Pois [em] seis dias Elohim fez o céu e a terra, o mar e tudo que há neles, e Ele descansou no sétimo dia. Portanto, o Eterno abençoou o Shabat e o santificou." (Shemot 19:17-20:1; 20:8-11)

Quando Moshê (Moises) revisou os Dez Mandamentos (em Devarim 5), o quarto mandamento começa: "Guarda o dia do Shabat…" O Talmud explica: "Zachor (lembra) e Shamor (guarda) foram ditos por Elohim num único pronunciamento – algo que a boca humana não pode articular e o ouvido humano não consegue ouvir…"

Nós nos lembramos do Shabat ao proclamar sua santidade sobre um copo de vinho no Kidush e na Havdalá; guardamos o Shabat abstendo-nos de trabalhar. Porém os aspectos "positivos" e "negativos" do Shabat são únicos – duas faces de sua essência singular – como é demonstrado pelo pronunciamento Divino duas-em-uma.



"Que o teu Shabat seja um momento agradável na Presença da Ruach HaElohim (Espirito do Eterno).!" 

0 comentários: