sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PAPIRO de IPUWER e as dez pragas do Egito

IPUWER PAPYRUS e as dez pragas do Egito

Por Fernando Bisker (Miami) e Tais Gaon (S.Paulo)

Não estamos em Pessach (Páscoa Judaica) e ainda faltam alguns meses para chegarmos nesta festividade tão importante, porém, de tanto escutarmos falar do Egito no noticiário, ver as pirâmides se tornarem uma das maravilhas e escutar tantas vezes a palavra Egito, inspirei-me e decidi trazer um pouco da antiguidade do próprio Egito, de um ponto de vista arqueológico, para nossos dias. Nos últimos anos tornou-se uma coisa quase que cotidiana encontrarem pergaminhos ou papiros que provem a veracidade de episódios ocorridos há alguns milhares de anos atrás. Papiros escritos pelas próprias testemunhas que viram e vivenciaram aquelas realidades. Personagens que contam suas sensações e deixam sua mensagem. Um exemplo disso é o Papirus Ipuwer, o qual seu conteúdo prova um dos maiores milagres da história de um ponto de vista diferente…
O “Papirus Ipuwer” é a primeira vista um papiro simples, mas que contém um conteúdo extraordinário. Na superfície deste papel estão escritas um antigo poema egípcio, intitulado “Lamentações de Ipuwer” ou também conhecido como o “Diálogo entre Ipuwer e o Criador”*.
No Século 19, um papiro incompleto, que data o final da Idade Média foi encontrado no Egito e levado para o Museu de Leiden, na Holanda, onde está até hoje. Lá foi interpretado por A.H Guterman que comentou que o documento descrevia violentos levantes, fome, seca, fugas de escravos (com as riquezas dos egípcios) e mortes por toda a terra. O papiro é uma fiel descrição, escrita por um egípcio chamado Ipuwer que testemunhou e viveu os acontecimentos, do que ocorreu e todos os efeitos das pragas lançadas.
Especificamente, o Ipuwer Papyrus descreve as aflições e desastres naturais que acometeram o Egito na época do Êxodo. Um país dominado pelo caos e completamente as avessas onde os pobres se tornaram ricos, os ricos pobres. Um mundo onde a Guerra, fome e morte estavam por todas partes. De acordo, com os historiadores, um dos causadores deste colapso era o abandono dos serventes da escravidão e suas atitudes revoltantes.
Já escutou algo parecido? Não é mera coincidência.
Abaixo apresentamos uma tabela comparativa, que possuí de um lado trechos extraídos do pergaminho de Ipuwer (do lado egípcio) e de outro passagens da bíblia que contam sobre o Êxodo do Egito (do lado judaico).
* Sua designação oficial é o Papiro de Leiden I 344 recto,
Para uma discussão mais profunda do papiro e os antecedentes históricos do Êxodo, consulte, no Ação judaica, o artigo escrito por Brad Aaronson, na Primavera de 1995, intitulado: Quando foi o Êxodo?)

fonte: rua judaica

0 comentários: